Descrição enviada pela equipe de projeto. No contexto do programa de créditos para residências Pro.Cre.Ar, o projeto se implanta nos arredores da cidade de La Plata (Província de Buenos Aires) em uma área ainda sem urbanização. O ponto de partida foi o duplo desafio de colonizar um terreno extenso com uma casa que não poderia ultrapassar os 130 m2, considerando a futura consolidação do tecido e suas respostas urbanas.
Além disso, foi proposta uma construção de espaços externos com atmosferas variadas: um pátio interno mais contido, mas que por sua vez permite que a casa aproveite do fundo do lote e da vista livre. Frente à frequência das inundações no local e a proximidade com um córrego, surgiu a necessidade de elevar uma parte da residência. Assim, dividiu-se a parte pública da privada (dormitórios), articuladas por uma única cobertura inclinada.
A casa se constitui a partir da combinação de um sistema industrializado e padronizado (uma estrutura de perfis metálicos como suporte) que acelera os processos de construção, respondendo aos prazos estabelecidos pelo financiamento, e um sistema de alvenaria que permite utilizar a mão de obra local.
Uma série de módulos de tijolos definidos a partir de sua orientação conformam paredes combinadas de tijolo aparentes e cerâmicos vazados, gerando situações de isolamento ao sul e acumulo ao norte. Estes módulos de tijolo dispostos em sequência e uma série de caixilhos regulados, priorizam o conforto térmico e calibram as aberturas para o pátio e as vistas ao exterior, conformando o envoltório da casa.